top of page

Vamos falar sobre Respirar

  • Foto do escritor: Carina Rodrigues Nave
    Carina Rodrigues Nave
  • 9 de abr. de 2020
  • 2 min de leitura

Como é que a respiração afeta os sentimentos?


ree

A forma como respiramos está diretamente interligada com a forma como nos sentimos. Quando estamos relaxados respiramos devagar, quando estamos ansiosos respiramos mais depressa.


Respiração normal: quando respiramos, introduzimos oxigénio no nosso corpo, e que este processa. Este processamento produz dióxido de carbono, que é um produto residual que expelimos também através da respiração. Quando a nossa respiração é calma e relaxada, os níveis de oxigénio e de dióxido de carbono estão equilibrados, o que permite que o nosso corpo funcione de forma eficaz e eficiente.

Respiração em esforço físico: a frequência da nossa respiração aumenta durante o exercício físico para dar entrada no organismo a mais oxigénio. O nosso corpo utiliza esse oxigénio “extra” como um combustível para os nossos músculos e, por isso, produz mais dióxido de carbono. O aumento da frequência respiratória conduz a um aumento do dióxido de carbono expelido, o que significa que o equilíbrio entre os níveis de oxigénio e dióxido de carbono é mantido, embora aumentado.

Respiração “ansiosa”: quando estamos ansiosos, a nossa frequência respiratória aumenta: inspiramos mais oxigénio e expiramos mais dióxido de carbono do que o normal. No entanto, uma vez que o nosso corpo não está em esforço físico, não está a utilizar esse oxigénio extra que recebe e, por isso, não está a produzir mais dióxido de carbono do que o normal. Uma vez que o dióxido de carbono está a ser expirado mais rapidamente do que está a ser produzido, a sua concentração no sangue diminui (conduzindo a uma mudança temporária no PH do sangue chamada alcalose respiratória). Esta mudança na concentração sanguínea de CO2 pode levar-nos a sentirmos tonturas, dormência nos dedos e suores.


Quando a nossa respiração retorna à normalidade, os níveis de CO2 no sangue retornam também ao normal e os sintomas desaparecem. Pode deliberadamente relaxar a sua respiração para então se sentir melhor.

A dica de hoje: tire uns minutos do seu tempo ao longo do dia para se sentar confortavelmente e RESPIRE! Relembre-se que pode controlar a sua respiração e, dessa forma, usá-la como uma poderosa ferramenta para induzir estados de calma, controlo e contenção da ansiedade

 
 
 

Comentários


bottom of page