top of page

Vamos falar sobre Preocupação

  • Foto do escritor: Carina Rodrigues Nave
    Carina Rodrigues Nave
  • 9 de abr. de 2020
  • 2 min de leitura

Nesta época, a ansiedade pode assolapar as nossas vidas de uma forma que nos pode parecer, até, adaptativa. A preocupação assume-se como uma forma de nos preparar-mos para o futuro, antecipando aquilo que irá acontecer e como poderemos agir rapidamente para não sofrer com o problema.


ree

No entanto, esta preocupação pode tomar proporções desadaptativas e interferir de forma muito significativa nas nossas vidas. Devemos e podemos pará-la! Quando a preocupação toma conta de nós e ganha controlo sobre a nossa vida, pode transformar-se em ansiedade e tornar-se cada vez mais difícil de conter.


Por isso, deixo-vos algumas dicas para evitar que a preocupação tome conta dos nossos dias:


1. Mantenha o equilíbrio na sua vida - mantenha as suas atividades de vida que lhe proporcionem sensações de prazer, realização e proximidade. Mantenha-se ativo!

2. Pratique diariamente a análise da sua preocupação: procure identificar se o objeto da sua preocupação é um "problema real" ou se é um "problema hipotético" - se estiver a focar-se demasiado em problemas hipotéticos (que na verdade não constituem um problema), deve relembrar-se de que está a gastar energia num problema que não pode controlar ou resolver no momento.

3. Pratique o adiamento da sua preocupação: defina um momento especifico para pensar acerca das questões que o preocupem e, durante o dia, adie até ao momento escolhido o pensamento acerca dessas questões(preocupações).

4. Pratique MUITO mindfulness: atividades como a meditação ou o treino da atenção podem ser fortes aliadas contra a preocupação e ajudá-lo a manter-se focado no presente.


Experimente escolher uma tarefa diária e durante o momento em que a está a desempenhar, focar-se apenas em descrever para si mesmo as sensações corporais que essa atividade lhe proporciona (que cheiros, que sons, que texturas...).

Acima de tudo, lembre-se que o seu bem-estar depende do balanço e do equilibro que conseguirá fazer entre as oportunidades de conexão e relacionamento interpessoais que irá conseguir criar nesta nova realidade, da continuidade na prática de atividades que lhe proporcionem prazer, e da oportunidade para continuar a alcançar realização pessoal e/ou profissional!

 
 
 

Comentários


bottom of page